A Secretaria da Família e Juventude quer reconhecer as empresas que acreditam no potencial dos jovens do Distrito Federal e assumem com ousadia a tarefa de treinar e capacitar essas pessoas para um futuro profissional melhor. Por isso, a publicação da Portaria n°15, no Diário Oficial desta terça-feira (21), tornará cada vez mais comum, o brasiliense entrar em uma empresa parceira e identificar o Selo da Juventude.
A iniciativa regulamenta o Decreto 41.642, de 23 de dezembro de 2020, assinado pelo governador Ibaneis Rocha e dá destaque aos empreendedores parceiros da juventude que desempenham papel importante na sociedade quando decidem investir em um jovem com idade entre 15 e 29 anos, seja por meio da contratação direta ou na participação de iniciativas voltadas para a contratação dessas pessoas.
É o caso do empreendedor, Rafael Cortázio que há alguns anos incorporou ao time profissional a mão de obra jovem, mesmo sabendo do desafio da inexperiência. Para ele, treinar uma pessoa iniciante no mercado de trabalho possui a vantagem de modelar um profissional com a mentalidade da empresa. “Contratar alguém que está iniciando é uma oportunidade de formar as nossas pratas da casa com o nosso jeito de trabalhar. Temos muitos casos de sucesso sobre os profissionais que essas pessoas se tornaram”, revelou.
A estudante Jennifer Santana de 23 anos enxerga com entusiasmo o incentivo da Secretaria, pois acredita que quanto maior a visibilidade ao jovem, maiores serão suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. “Infelizmente, ainda há mais empresas que consideram a experiência, mas é justamente o que estamos buscando. Eu acredito que esse incentivo é importante para mudar essa realidade e as empresas passarem a se orgulhar de contratar jovens”, afirmou.
É pensando nela e nos milhares de jovens que encontram-se na mesma situação que a Secretaria da Família e Juventude atua em diferentes frentes para transformar essa realidade e ocupar espaços com o talento e a energia jovem.
“Assumimos um compromisso com o governador Ibaneis Rocha e sobretudo com a população de colocar os jovens e as famílias no lugar de destaque que merecem e reconhecer a iniciativa privada nessa empreitada é fundamental. As empresas poderão utilizar o Selo em suas peças publicitárias e sinalizar para a sociedade a sua contribuição valiosa na formação profissional dos nossos jovens”, aposta, o secretário Rodrigo Delmasso.
A Secretaria da Família e Juventude também estuda firmar parcerias com os sindicatos patronais e com o Sistema “S” para divulgar o selo parceiros da Juventude.
Os estabelecimentos comerciais interessados em obter o “Selo Parceiro da Juventude”, deverão fazer a solicitação pelo e-mail [email protected] com a seguinte documentação:
Formulário de solicitação disponível aqui
Cartão CNPJ;
CPF do responsável legal pela empresa;
Resumo das ações empreendidas pela empresa que favoreçam jovens entre 15 a 29 anos no Distrito Federal, dentro das metas estabelecidas pelos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.