19/04/20 às 14h11 - Atualizado em 4/05/20 às 11h43

Perfil do Secretário de Juventude do DF

O secretário de Juventude do Distrito Federal, Léo Bijos, tem 30 anos e nasceu em Taguatinga-DF. Filho do historiador Leocádio Rodrigues Bijos e da ex-professora, Ero Lessa, mora com sua companheira, Bruna Boeckmann, e tem dois filhos do coração: o cachorrinho Chivas e a gatinha Tricka. É formado em Direito pelo Centro Universitário UniCEUB. No ensino fundamental e médio, estudou nos colégios Marista, Curumim, Leonardo Da Vinci e Dom Pedro II, onde se formou aos 16 anos.

É filiado ao Partido Democrático Trabalhista do Distrito Federal (PDT-DF) desde os 14 anos e exerceu funções estratégicas dentro da legenda, como presidente da Juventude no DF e secretário Nacional de Relações Institucionais da Juventude. Atualmente, ocupa a Vice-Presidência do PDT-DF.

A convite do governador do DF, Ibaneis Rocha, Leo Bijos assumiu a Secretaria de Juventude em janeiro de 2019 com a intenção de gerar mais emprego e renda para os jovens de Brasília e região. É o secretário de Juventude mais novo da história da capital federal. Antes de assumir o cargo, trabalhou na iniciativa privada, no Executivo e no Legislativo. Seu primeiro emprego foi como menor aprendiz no colégio Reino Encantado. Trabalhou também no Ministério do Trabalho e Emprego, de 2008 a 2009, e, em seguida, assessorou por sete anos o ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF).

Nesse meio tempo, teve uma passagem pela Liderança do PDT e pela Assessoria Internacional da Câmara dos Deputados. De maio a setembro de 2016, desempenhou a função de gerente regional dos Correios – Postal Saúde e, em 2017 e 2018, assessorou o ex-deputado e então presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT-DF), na chefia de Gabinete.

Léo Bijos conhece bem os problemas da capital do País e tem grande experiência quando o assunto é política pública para a juventude. Na Secretaria, desenvolve programas, projetos e parcerias que contribuem com a missão de proteger, qualificar e emancipar esta parcela importante e significativa da população. Acredita que a política é um forte instrumento de diálogo e de tomada de decisão para o bem comum, um vetor de transformação social.