Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/20 às 10h57 - Atualizado em 18/06/20 às 10h59

Itapoã se prepara para receber a nova Praça da Juventude

COMPARTILHAR

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Menos de um ano após ter retomado as obras da Praça da Juventude do Itapoã, que foram paralisadas em 2016, o Governo do Distrito Federal (GDF) já apresenta à comunidade um espaço com cara e identidade. O complexo voltado ao esporte já está 90% pronto.

 

Isso pode ser percebido mesmo de longe. Já é possível ver a cobertura da quadra poliesportiva, os vestiários masculino e feminino, as duas salas de ginástica, a pista de caminhada e até as dimensões profissionais do futuro campo sintético.

 

“Falta apenas colocar as britas e o gramado. As balizas já chegaram e o alambrado também. Agora é só instalá-los”, afirma o assessor especial da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Obras, Vilmar Azevedo, que informa o valor do investimento: R$ 2.551.877,65.

 

O vigilante Érickson Maciel, 31 anos, conta que todos os dias faz caminhada em frente à Praça da Juventude e está ansioso pelo dia da inauguração. “Estava comentando sobre ela hoje com um amigo. Falava a ele que o lugar está ficando muito bonito”, relatou.

 

Érickson tem razão. De fato, a praça possui uma estrutura de impressionar. Não é para menos, pois os 7.511,83 metros quadrados de área destinada ao empreendimento comportou todos os equipamentos sem precisar encolher nenhum deles.

 

Um exemplo: o campo sintético terá as mesmas dimensões do gramado de alguns estádios de futebol, com 1.284 metros quadrados. A arena já ganhou drenagem e, agora, é só cobri-la de grama sintética.

 

Para todos

Outro espaço dentro da praça que está quase concluído é a quadra poliesportiva. Com 1.050 metros quadrados, a estrutura já está coberta, com piso e cercada. Em frente estão os vestiários, que ainda vão receber instalações hidráulicas e acabamento.

 

Passando ao lado da quadra, mas por dentro do complexo, a pista de caminhada também possui largura e dimensões expressivas. São 615 metros quadrados de puro concreto, em que também faltam pequenos retoques antes de liberá-la para uso da população. Basta uma mão de tinta e o problema estará resolvido.

 

Apesar do nome, a Praça da Juventude contempla todas as idades. O complexo voltado à prática de esporte e lazer localizado na Quadra 203 terá duas salas de convivência para ginástica e dança destinada aos moradores que estão na faixa da melhor idade.

 

Mas não é só isso. A Praça da Juventude poderá ser um espaço de inclusão social para centenas de jovens e crianças, carentes ou não, no Itapoã.

ARY FILGUEIRA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS