Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/20 às 17h07 - Atualizado em 5/11/20 às 11h58

Curso de Cuidador de Idoso tem recorde de inscrições

COMPARTILHAR

Aconteceu nessa terça, 3, pela manhã, a aula magna online do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idoso oferecido pelo Centro de Juventude do Distrito Federal.

 

Com objetivo de qualificar jovens a prestarem uma assistência de qualidade a população que mais cresce no País, este curso capacitará com certificação, os cuidadores a prestarem um cuidado humanizado a idosos que sejam independentes ou dependentes, acamados ou não, ou que estejam em um estado de demência em diversos níveis.

 

Ao concluírem o curso, os alunos estarão aptos a atuarem em casas de longa permanência, em domicílios, serviços voluntários, acompanhar idosos hospitalizados entre outras situações com o foco voltado em uma assistência que preza pelo bem-estar físico, psicológico e social do idoso assistido.

 

Conduzida pela professora Fernanda Pereira, formada em Enfermagem e que atua há mais de 11 anos na área de assistência, a aula foi cercada de emoção e expectativa.

 

“Você não se inscreveu para aprender uma profissão, mas sim porque você tem uma missão. Cuidar é um ato de amor”, declarou Fernanda.

 

A ex-aluna Luana Cardoso, da última turma do curso de cuidador de idosos, teve a oportunidade de relatar sua experiência para os novos alunos falando que o curso foi um verdadeiro divisor de águas na sua vida profissional.

 

“Aprendi muito com as professoras e hoje atuo na área, sou apaixonada pelo que faço e com o ensinamento e experiência que adquiri nos últimos meses, várias portas se abriram, e nesse semestre consegui ingressar no curso de técnico em enfermagem. Agora poderei me aprimorar ainda mais e oferecer um atendimento cada vez melhor no meu trabalho”, contou Luana.

 

A aluna disse ainda que o curso abriu seus olhos e a incentivou a dar o seu melhor. “Se eu puder dar um conselho a todos vocês é que prestem atenção em tudo que for dito e não desperdicem essa chance, porque pode mudar o rumo da vida de cada um”, aconselhou.

 

Com 569 inscritos, um verdadeiro recorde de procura na história dos Centros de Juventude, o secretário de juventude, Kedson Rocha comemora esse marco.

 

“Isso nos mostra que estamos no caminho certo e a importância do trabalho dos Centros de Juventude. Nos fortalece e motiva ainda mais para continuarmos a promover a dignidade dos jovens por meios de capacitação, oportunidade e espaços de fala. Essa grande procura pelo curso deixa muito claro que precisamos executar cada vez mais políticas públicas voltadas para a juventude. Ela quer sim se qualificar e conquistar o seu espaço, mas muitas vezes não tem oportunidade e por isso, o trabalho nos Centros é fundamental”, declara.

 

O secretário relembra que ainda em 2020 a cidade do Guará receberá um Centro de Juventude, alcançando ainda mais jovens que anseiem por oportunidades. “A ampliação dos Centros de Juventude é um presente para o Distrito Federal. E isso só tem sido possível porque temos parceiros que acreditam na juventude e estão comprometidos com ela. No caso do Centro de Juventude do Guará, sua criação será possível graças ao apoio do Vice-Presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso, que destinou emenda para sua criação”, comemora Kedson.